sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O universo Bebê no Infravermelho

O Telescópio Espacial Hubble, em agosto de 2009, utilizou sua nova câmera WFPC3 (Câmera Planetária de Campo Extendido 3) para fazer uma foto do universo profundo (deep view). O tempo total de exposição foi de 173.000 segundos ou seja: mais de dois dias completos de exposição em uma pequena região do Espaço. A foto foi tirada na mesma região que já havia sido fotografada em 2004, conhecida como HUDF (Campo Ultra-Profundo do Hubble).

A imagem foi feita no infravermelho porque com a expansão do universo, a luz que originalmente se encontrava no ótico e no ultravioloeta, é deslocada pra a região do infravermelho. É possível desta forma, ver galáxias muito jovens, formadas no princípo da existência do universo. Elas são tão antigas que as imagens mais vermelhas da imagem (FIG. 1) são possivvelmente objetos formados pouco mais de 600 milhões de anos após o Big-Bang!

São as galáxias mais antigas que conhecemos! E pode-se dizer que a foto representa o universo quando este era ainda muito jovem, lembrando que o universo existe, de acordo com a teoria do Big Bang há aproximadamente 13,5 Bilhões de anos!

Desta forma, podemos dizer que a foto é a imagem do noss ouniverso quando este ainda era um bebê!

O universo bebê no infravermelho pode ser visto na incrível foto abaixo:



Crédito da imagem: NASA/STScI/HST.


A notícia original, no site da NASA e do Hubble, pode ser vista em:

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2009/31/image/a/