O projeto ALMA (Atacama Large Millimeter Array) é uma revolução em sentido de designin, científico e de engenharia que contou com um grande esforço de todo o mundo. Atualmente me construção no arfrio e seco do deserto ao norte do Chile, a uma altitude de 5 mil metros acima do nível do mar. O ALMA é o maior projeto astronômico existente, um telescópio revolucionário, composto por uma rede 66 antenas gigantes, entre 7 e 12 metros de diâmetro trabalhando juntas em comprimentos de onde milimétricos e possivelmente submilimétricos no futuro. O super telescópio é resultado de uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile.
Graças a sua sensibilidade e alta resolução, ALMA abrirá uma janela totalmente nova para como vemos o universo, permitindo cientistas desvendarem os mistérios astronomicos mais antigos e importantes, em busca de nossas origens astronomicas.
ALMA é um grande exemplo de colaboração a nível mundial, envolvendo contribuintes dos quatro continentes. Ao trabalhar em conjunto, os engenheiros e cientistas de todo o mundo enfrentam desafios sem precedentes em busca da expansão de nosso conhecimento.
Suas observações permitirão o estudo das origens e da formação das estrelas, galáxias e planetas, com a observação e identificação de moléculas e poeira interestelar, além de galáxias situadas na borda do Universo observável.
Referencias:
http://www.eso.org/sci/facilities/alma/