O Eclipse solar é um fenômeno de alinhamento que ocorre quando a Lua se interpõe ao Sol ocultando a sua luz. O Eclipse Anelar do Sol (também conhecido como eclipse anular do Sol ou eclipse em anel) é um anel da luminosidade solar que pode ser visto ao redor da lua, uma vez que a Lua não cobre totalmente o Sol quando ela, o Sol e a Terra estão alinhados. O primeiro eclipse solar de 2009 pôde ser visto a partir de uma extensa faixa que atravessou parte da África, o Oceano Índico e a Indonésia Ocidental.
A forma anelar do eclipse começou a ser percebida no Atlântico Sul em 06:06h UT (Tempo Universal) e teve se pico em 07:58h. No Brasil, eram 04:06h e 05:58h, respectivamente e com a consideração do horário de verão, mas não foi possível observar o fenômeno desde o Brasil ou de suas águas territoriais.
No início do eclipse, a duração da forma anelar foi de 7 minutos e 54 segundos. O alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra teve a duração de 6 minutos e 18 segundos às 09:40 UT (07:40h no Brasil). Durante 3 horas e 46 minutos, a trajetória da sombra da Lua através do nosso planeta viajou aproximadamente 14.500 quilômetros e cobriu 0,9% da superfície da Terra.
As fotos acima foram tiradas em Bandar Lampung, na Indonésia.
Crédito das imagens: REUTERS news agency.
Mais informações: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/OH/OH2009.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário