quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Interessante Nebulosa Planetária NGC 2818



Uma Nebulosa planetária é o que sobra quando uma estrela explode e lança material nuclear em direção ao meio inter-estelar. Em outras palavras, uma nebulosa planetária é o remanescente de uma estrela que já não existe mais.

A Nebulosa Planetária NGC 2818 está aninhada num grupo aberto de estrelas chamado NGC 2818A. Tanto o cluster, que é o grupo de estrelas, quanto a nebulosa encontram-se a mais de 10.000 anos-luz de distância da Terra, mais precisamente no sul da constelação de Pyxis (the Compass).

NGC 2818 é uma das poucas nebulosas planetárias na nossa galáxia, localizada dentro de um cluster aberto.Clusters abertos têm, geralmente, uma ampla fronteira e se espalham em centenas de milhões de anos.

Estrelas que formam nebulosas planetárias vivem por bilhões de anos. Portanto, é raro que um cluster aberto sobreviva tempo suficiente para um de seus membros formar uma nebulosa planetária. Este cluster é particularmente antigo, com uma idade próxima de 1 bilhão de anos.
Esta nebulosa planetária está se “apagando” gradualmente por dezenas de milhares de anos. O calor que ainda resta no núcleo estelar de NGC 2818 esfriará durante bilhões de anos, como uma anã branca. Nosso próprio Sol sofrerá um processo similar, mas não por aproximadamente 5 bilhões de anos.

A imagem acima foi obtida pelo Hubble em Novembro de 2008 com Wide Field Planetary Camera 2. As cores na imagem representam a proporção de emissão chegando das nuvens da nebulosa: vermelho representa nitrogênio, verde representa hidrogênio e azul representa oxigênio.


Crédito da FOTO: NASA, ESA, e the Hubble Heritage Team (STScI/AURA

Na Literatura especializada:

http://adsabs.harvard.edu/abs/1995A%26A...297..246S

Nenhum comentário:

Postar um comentário