quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Astronomia Antiga

Em 2009 comemora-se o Ano Internacional da Astronomia que celebra os quatro séculos desde as primeiras observações astronômicas feitas através de um telescópio por Galileu Galilei. Esta é uma celebração global astronômica que realizará muitas atividades com o intuito de enfatizar a educação e possibilitar acesso à informação para a população.

A astronomia é uma ciência natural considerada a mais antiga datando registros de aproximadamente 3.000 anos a.C. Graças aos estudos astronômicos foi possível a organização do tempo e espaço através de relógios, calendários regidos pelos movimentos solares e lunares, e utilização das constelações como forma de localização. Em algumas partes do mundo foram deixados monumentos baseados em estudos astronômicos como: Stonehenge na Inglaterra, Newgrange na Irlanda e Chankillo no Peru.


O auge dessa ciência ocorreu na Grécia quando surgiram os primeiros conceitos de Esfera Celeste que seria uma esfera cristalina com estrelas fixadas, já adotando o modelo geocêntrico estruturado por Aristóteles e Ptolomeu. A idéia de um universo geocêntrico se tornou predominante até Nicolau Copérnico, resgatando ideários de Aristarco de Samos, desenvolver a teoria Heliocêntrica que compôs o início da astronomia moderna. Copérnico ainda possuía alguns erros em sua proposição, tais como: caracterizar as órbitas dos planetas como sendo circulares e propor que o Sol estaria perto do centro do universo. Johannes Kepler reparou a teoria copernicana ao se desfazer dos epiciclos, legados de Ptolomeu, e ao usar dados coletados por Tycho Brahe indicando que as órbitas são elípticas, além de perceber que o Sol localiza-se em um dos focos das elipses percorridas pelos planetas.
Anos mais tarde, Galileu Galilei reforça a teoria heliocêntrica com o advento do telescópio. Reproduzindo o invento de Hans Lippershey, com algumas evoluções na resolução das imagens, Galileu fez diversas descobertas importantes que tornariam o modelo heliocêntrico real. Evidências como o ciclo de fases de Vênus e a descoberta de superfícies em relevo na Lua junto às manchas no Sol, constatando que não são esferas perfeitas assim como a Terra, tornaram-se base para a comprovação do modelo heliocêntrico.

Esses astrônomos e suas pesquisas foram a base mais importante para que surgissem novos estudiosos que aperfeiçoaram idéias antigas e contribuíram para que o conhecimento humano pudesse se expandir por diversas áreas da Física e da Matemática. Após o surgimento do telescópio tornou-se viável a comprovação experimental de hipóteses astronômicas, o que era extremamente complicado com observações a olho nu. Percebemos a existência de diversas galáxias, nebulosas, estrelas e suas particularidades, planetas extra-solares e toda a diversidade presente no cosmo, informações que revolucionaram a visão humana sobre o universo.

Um comentário:

  1. Vejo um trabalho de grupo muito interessante, com pesquisa intensa. As imagens e todo o conteúdo de literatura, são muito agradáveis, e enriquece o conhecimento. Sabe bem "mergulhar", e "viajar", pelo vosso "espaço".
    Abraços

    ResponderExcluir