terça-feira, 5 de julho de 2016

O Curioso Curiosity



O Curiosity (curiosidade em português) é um jipe-robô que foi enviado ao planeta Marte pela agência espacial norte-americana (NASA). Transportado por uma sonda, ele partiu da Terra em 26 de novembro 2011 pousando só então no dia 6 de agosto de 2012, na Cratera de Gale.

Mas esse longo trajeto de 300 milhões de km não foi o que preocupou os cientistas da missão, mas sim o pouso no planeta. Para chegar na superfície de Marte o robô, que custou 2,5 bilhões de dólares ao longo de 10 anos, precisou vencer a sequência de pouso, uma complicada e delicada série de tarefas automáticas desde a atmosfera daquele planeta até o solo, durou “sete minutos de terror”, como classificaram os cientistas que ajudaram a colocar o robozinho no solo marciano.

O objetivo da missão é analisar o solo e as rochas de marte para revelar detalhes da geologia e biologia do planeta vermelho. Mais especificamente, o robô vai buscar, em rochas e outros minerais, sinais de que houve condições de vida nele, ou se há, com o intuito de planejar uma possível colonização humana no futuro. O aparelho é comparado a um “canivete suíço”, tendo um laboratório completo a bordo, detector de radiação, sistema de rejeição de calor, sistema de comunicação via rádio (as transmissões até a terra levam 14 min devido a distância).

Possui também 17 câmeras espalhadas pela sua fuselagem, possibilitando uma - visão de 360° e um “braço” que está equipado de uma broca, um pincel e uma pá para recolher materiais para a análise dos dados, que são passados aos cientistas aqui na Terra. É com um gerador termo-elétrico de radio-isótopos (um simples equipamento gerador de eletricidade que obtém a sua energia través do decaimento radioativo; pode ser considerado um tipo de bateria), equipado com uma "pilha nuclear" de plutônio 238 que tem até 10 anos de autonomia e conta com o que há de mais moderno em tecnologia.

Vamos descobrir o planeta vermelho?



Crédito: NASA


Mais detalhes sobre a missão podem ser vistos em:  




https://www.nasa.gov/mission_pages/msl/index.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário