quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nucleossíntese

-->

       O núcleo de uma estrela é o local onde tem maior potencial para transformar elementos químicos. Nesse local, ocorrem os nucleossínteses que é o termo utilizado para as transformações de elementos químicos em qualquer outro mais pesado que o hidrogênio. Dois dos mais importantes ciclos de fusão da estrela é o ciclo CNO e o ciclo próton-próton, que são os ciclos que transformam hidrogênio em hélio.

        A astronomia entende que o ciclo próton-próton ocorre quando as colisões no núcleo têm uma temperatura e uma energia cinética suficiente para vencer a força eletromagnética do núcleo do hidrogênio, vencendo esta força o núcleo se rompe e assim os hidrogênios fundem transformando-se em hélio, neutrino, pósitron e energia. (ver figura 1)
         
         A energia liberada (γ) em forma de raios gama irá interagir com os elétrons e prótons aquecendo o interior da estrela onde acorrem essas fusões.

         Já o ciclo CNO tem uma ordem diferente para as reações e utilizam catalisadores que são o carbono, o oxigênio e o nitrogênio. A fusão do hidrogênio realizada por esse ciclo também resulta em hélio, neutrino, pósitron e energia. O catalisador é uma substância ou um elemento que apenas acelera o processo de reação e não faz parte da reação.(ver figura 2)

        Em suma, nucleossíntese serve para transformar elementos químicos em qualquer outro elemento químico que não seja hidrogênio.  Dentro dessa síntese de elementos existe uma ênfase na transformação do hidrogênio em hélio que se subdivide em dois ciclos o de próton-próton e o ciclo CNO.




Figura 1: Ilustração do ciclo próton-próton. Créditos da imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:FusionintheSun.svg


Figura 2: Ilustração do ciclo CNO. Créditos da imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:CNO_Cycle.svg


Referências: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nucleoss%C3%ADntese_estelar
http://fma.if.usp.br/convite/ConvitesHTML/todososconvites/2008-05-21.html
omnis.if.ufrj.br/~barreto/bernardo.doc

Referências profissionais: http://adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-abs_connect?db_key=AST&db_key=PRE&qform=AST&arxiv_sel=astro-ph&arxiv_sel=cond-mat&arxiv_sel=cs&arxiv_sel=gr-qc&arxiv_sel=hep-ex&arxiv_sel=hep-lat&arxiv_sel=hep-ph&arxiv_sel=hep-th&arxiv_sel=math&arxiv_sel=math-ph&arxiv_sel=nlin&arxiv_sel=nucl-ex&arxiv_sel=nucl-th&arxiv_sel=physics&arxiv_sel=quant-ph&arxiv_sel=q-bio&sim_query=YES&ned_query=YES&adsobj_query=YES&aut_logic=OR&obj_logic=OR&author=&object=&start_mon=&start_year=&end_mon=&end_year=&ttl_logic=OR&title=&txt_logic=OR&text=nucleossintese&nr_to_return=200&start_nr=1&jou_pick=ALL&ref_stems=&data_and=ALL&group_and=ALL&start_entry_day=&start_entry_mon=&start_entry_year=&end_entry_day=&end_entry_mon=&end_entry_year=&min_score=&sort=SCORE&data_type=SHORT&aut_syn=YES&ttl_syn=YES&txt_syn=YES&aut_wt=1.0&obj_wt=1.0&ttl_wt=0.3&txt_wt=3.0&aut_wgt=YES&obj_wgt=YES&ttl_wgt=YES&txt_wgt=YES&ttl_sco=YES&txt_sco=YES&version=1

Acadêmica: Jessy Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário