quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Telescópios: Configuração ótica e Montagem

       A astronomia estuda os objetos que estão longes dos observadores e, por vezes, aparecem pequenos ou com pouca luminosidade, pois o fluxo luminoso destes objetos são reduzidos por diversos fatores, como reflexão deste na atmosfera, por exemplo.

         O telescópio é um instrumento ótico que permite estender a capacidade dos olhos fazendo com que as imagens dos corpos fiquem parecendo geometricamente maiores, assim o observador pode analisar melhor os objetos, principalmente aqueles do nosso sistema solar que estão mais próximos, facilitando-se os estudos. 

Para ampliar a imagem dos objetos, basta convergir um feixe de luz até que o tamanho que fique adaptado aos olhos, assim percebe-se que quanto maior o diâmetro inicial desse feixe maior será a imagem vista pelo observador. De maneira geral, os telescópios têm a função de ampliar a imagem dos objetos e são divididos basicamente em dois tipos, os refratores e os refletores. Por sua vez, eles estão subdivididos em refrator cromático ou acromático e refletor Newtoniano ou de Cassegrain, respectivamente.

      Os refratores têm sua formação ótica feita por lentes, com a objetiva (dispositivo principal para o telescópio realizar sua função) localizada no início do seu tubo que refrata e converge a luz, fazendo com que a imagem pareça ampliada. O telescópio refrator (figura 1) que possui um sistema cromático é mais simples, porque é formado por apenas uma lente convergente. Entretanto um de seus problemas é quando a luz branca se diverge em outras cores e essas formam algumas manchas coloridas na imagem. Já o telescópio refrator acromático (figura 2) foi criado com o princípio de tentar corrigir aquelas aberrações cromáticas. Este telescópio é constituído por duas lentes, a primeira biconvexa, que é pouco densa, e a segunda que é plano côncava e que tem uma densidade altíssima. Este arranjo corrige as aberrações. 

         Os refletores têm como princípio o uso da objetiva formada por um espelho côncavo, que é denominado espelho primário (o principal) e também possui outro espelho que é o secundário. No entanto ele é bem menor e serve para refletir e direcionar a imagem para o focalizador. Este instrumento óptico se divide em vários modelos, sendo os mais conhecidos o Newtoniano e o Cassegrain. 
 
O Newtoniano (figura 3) tem os espelhos colocados de um modo que a luz é refletida pelo espelho primário, que fica no fundo do seu tubo, para o secundário, que nesse modelo é plano e está localizado no início do tubo e disposto a 45 graus em relação ao eixo óptico do sistema. Do secundário a luz é refletida até o focalizador.

O Cassegrain (figura 4) tem o sistema de espelhos feito da maneira a refletir a luz é do espelho primário, que está no final do tubo e paralelo ao secundário, para o espelho secundário. Dalí a luz será refletida para o focalizador passando por um buraco que está localizado no centro do espelho primário.

No que diz respeito às montagens destes telescópios, existem várias maneiras, sendo as duas mais conhecidas a equatorial e a azimutal. A equatorial tem a montagem que possui dois eixos ortogonais entre si e o eixo polar que é posto em paralelo ao eixo de rotação da terra. Isso permite o acompanhamento dos astros. O outro eixo, chamado de declinação é perpendicular ao eixo polar. 
 
Na montagem azimutal o telescópio gira em torno de um eixo vertical e com isso o seu tubo pode girar em paralelo com o horizonte e o eixo horizontal gira de um modo permitindo que o tubo movimente-se no sentido da altura. Assim, através de um azimute e uma altura relativa, pode-se observar toda a esfera celeste.

Fica portanto claro que os telescópios são usados para visualização de objetos distantes e que existem dois tipos de telescópios: os refratores e os refletores. Ambos conseguem realizar o objetivo de aumentar a capacidade dos olhos com eficiência, contudo de maneiras diferentes.

Figura 1: O método usado para convergir a luz no telecópio cromático. Crédito da imagem: http://www.inape.org.br.



Figura 2:  O arranjo de lentes usados para formar o telecópio acromático. Crédito da figura: http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/.






Figura 3: O sistema usado em um telescópio Newtoniano.




Figura 4: O sistema usado em um telescópio Cassegrain. Crédito das figuras 3 e 4:  http://www.cosmobrain.com.br/.

Referências:
http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol8/n9/vol8n9_3.html
http://www.cosmobrain.com.br/artigos/artigo_012002.html
http://ciencia.hsw.uol.com.br/telescopios5.html
Acadêmica: Jessy Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário